Na subsequência da reunião havida no p.p. dia 26 de maio, com a Sr.ª Ministra do Mar, Eng.ª Ana Paula Vitorino, a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores Portuários, ouvidos os sindicatos seus filiados, apresentou um Documento de Trabalho que materializa o conteúdo dos assuntos, que na oportunidade Sua Excelência nos permitiu expor.
O documento preconiza soluções que, não só possam concretizar medidas de clarificação e de aperfeiçoamento de aspetos legais e regulamentares da atividade setorial portuária, como encetar medidas concretas de dignificação e de proteção social da profissão de trabalhador portuário.
Trata-se de soluções que, por efeito ulterior, operarão visivelmente mais-valias a nível da revitalização da mão-de-obra portuária, bem como a nível de percetíveis ganhos económicos e de eficiência operacional portuária, com subsequentes efeitos positivos no âmbito da própria competitividade dos portos.
Considera esta Federação, serem legitimas as pretensões enunciadas no referido documento, mantendo-se disponível para privilegiar a via do diálogo, direto e construtivo, na discussão e na resolução de problemas, que contribuam para a salutar ponderação de fatores atinentes e conducentes a um equilíbrio de convergências tendo em vista a prossecução e a realização do interesse publico.