Na tarde de ontem, dia 25, uma delegação da Coordenadora Estatal de Trabalhadores do Mar-CETM, confederação sindical espanhola integrada no EDC-Conselho Europeu de Trabalhadores Portuários, em nome e em representação desta nova estrutura sindical, esteve em Portugal na sede da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores Portuários.
O encontro entre o EDC e a FNSTP, organização nacional mais representativa do movimento sindical portuário do país, serviu para avaliar quais os fins e objetivos a que se propõe aquela nova estrutura, na defesa dos interesses socioprofissionais dos trabalhadores portuários europeus.
À direção da FNSTP foi transmitido que aquela nova estrutura é dotada de total independência, criada com o propósito de alcançar um movimento sindical europeu mais forte, onde as decisões que cabem aos europeus não sejam impostas por outros.
No contexto da informação obtida, a direção da FNSTP considerou a importância que aquela estrutura representa para os trabalhadores portuários, remetendo a decisão de vir a integrar a aposta na nova estrutura europeia, muito em breve.
EDC – European Dockworkers Council, foi criada em consequência de uma cisão no seio da IDC – International Dockworkers Council, em assembleia constituinte celebrada no dia 20 de outubro de 2021, cujos estatutos foram publicados a 7 de julho de 2022. Atualmente, são nove os países que a constituem: Chipre, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Malta, Montenegro e Suécia, em representação de 14.730 trabalhadores portuário