Skip to main content
FNSTP

OS TRABALHADORES PORTUÁRIOS EUROPEUS APOSTAM NUMA NOVA ESTRUTURA SINDICAL

By Outubro 26, 2022Dezembro 8th, 2022No Comments

Na tarde de ontem, dia 25, uma delegação da Coordenadora Estatal de Trabalhadores do Mar-CETM, confederação sindical espanhola integrada no EDC-Conselho Europeu de Trabalhadores Portuários, em nome e em representação desta nova estrutura sindical, esteve em Portugal na sede da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores Portuários.

O encontro entre o EDC e a FNSTP, organização nacional mais representativa do movimento sindical portuário do país, serviu para avaliar quais os fins e objetivos a que se propõe aquela nova estrutura, na defesa dos interesses socioprofissionais dos trabalhadores portuários europeus.

À direção da FNSTP foi transmitido que aquela nova estrutura é dotada de total independência, criada com o propósito de alcançar um movimento sindical europeu mais forte, onde as decisões que cabem aos europeus não sejam impostas por outros.

No contexto da informação obtida, a direção da FNSTP considerou a importância que aquela estrutura representa para os trabalhadores portuários, remetendo a decisão de vir a integrar a aposta na nova estrutura europeia, muito em breve.


EDC – European Dockworkers Council, foi criada em consequência de uma cisão no seio da IDC – International Dockworkers Council, em assembleia constituinte celebrada no dia 20 de outubro de 2021, cujos estatutos foram publicados a 7 de julho de 2022. Atualmente, são nove os países que a constituem: Chipre, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Malta, Montenegro e Suécia, em representação de 14.730 trabalhadores portuário