Dias 23 e 24 de abril de 2022, no CNEMA-Centro Nacional de Exposições, Quinta das Cegonhas em Santarém.
Sob o lema “É URGENTE REFORÇAR A EUROPA SOCIAL” e “POR EMPREGOS DECENTES E SALÁRIOS DIGNOS”, o 14.º congresso da UGT aprovou a Resolução Programática e o Programa de Ação 2022-2026.
O documento define as linhas de orientação político-sindical e as ações a desenvolver no próximo mandato, apostando, entre outros temas, no crescimento económico, na criação de emprego, em aumentos salariais, numa melhor qualificação dos trabalhadores, na adoção do princípio de trabalho e de salários dignos, no aumento da competitividade, num maior dinamismo dos diversos setores da administração pública, num sistema educativo mais inclusivo e equitativo, no reforço do Serviço Nacional de Saúde, no reforço da concertação social e da negociação coletiva.
Nos termos da convocatória, aprovou ainda o Relatório do Secretariado Nacional relativo ao período que decorreu entre congressos (2017/2022), bem como elegeu os Órgãos Estatutários, para o novo quadriénio.
A FNSTP, na sua qualidade de filiado naquela central sindical, participou nos trabalhos através dos delegados: Aristides Peixoto, Paulo Freitas, Martinho Pinho, Manuel Gonçalves e Américo Vieira.
ver documentos: